Percurso Pedestre 'Amieira a Alqueva com o Lago a seus Pés', Portel
CONTEXTO LOCAL
A Aldeia da Amieira e a Aldeia de Alqueva são duas das mais emblemáticas aldeias ribeirinhas do Lago Alqueva, situando-se a escassos metros das suas margens. Ao seu redor os campo são a perder de vista recortando-se como margens do lago que mudam de acordo com a subida ou descida das águas. Estes são os campos abertos, onde ao caminhar se sente a verdadeira sensação de liberdade.


O PERCURSO PEDESTRE
Atendendo à tipologia linear deste percurso, deverá acautelar a forma de regresso, podendo solicitar o transporte por táxi que encontra disponível em Portel. Começar o passeio a pé no Cais Fluvial da Aldeia da Amieira e percorrer todo o passadiço de madeira. Entrar na aldeia e, no Largo do Jogo da Bola, virar à direita pela velha estrada que hoje mergulha nas águas.

Antes disso virar à esquerda, seguir pelo caminho de terra batida e passar junto aos velhos estábulos até à curva apertada, à esquerda, que leva de novo à aldeia. Na aldeia cruzar o Parque da Nora, seguir pela rua do Chafariz, passar na Capela de São Romão e pelo Largo 1º de Maio. Passar junto ao Beco do Castelo e sair em direção à rotunda da Praça de Touros. Tomar a estrada de acesso à Amieira Marina e, caso queira, fazer um desvio de ida e volta para visitar este local.

Voltando ao local do desvio, seguir pela caminho rural que acompanha a margem da albufeira. Depois da Horta do Balanco e do Zambujeiro, onde a estrada faz curva apertada à direita, deve seguir em frente até ao fim dessa pequena península para visitar as Antas da Torrejona, mesmo junto à margem. Voltar ao caminho principal e começar a subir a encosta.

No primeiro entroncamento seguir pela esquerda e mais à frente seguir pela direita, onde pode encontrar uma portada de gado que deve abrir e fechar. Começar a descer acompanhando braços da albufeira sem nunca desviar do caminho principal que se identifica bem pelo tipo de piso. Finalmente, cruzar a ponte da Ribeira de Codis e chegar à Aldeia de Alqueva que dá nome à Barragem e a todo este território. Terminar junto à Igreja Paroquial de São Lourenço.

Se desejar fazer-se acompanhar de um guia por favor contacte:
SAL Sistemas de Ar Livre >>> http://bit.ly/2ohxcUd
Momentos Fantásticos >>> http://bit.ly/2nTg3UR

FICHA TÉCNICA
Localidade: Portel
Distância: 17km
Duração: 6h
Grau de dificuldade: Médio
Download do mapa do percurso >> http://www.visitalentejo.pt/pt/transalentejo/amieira-a-alqueva-com-o-lago-a-seus-pes/

NORMAS DE SEGURANÇA
- Faça os seus passeios em grupo. Se caminhar sózinho, deixe informação do percurso que vai fazer.
- Em passeios organizados cumpra sempre as indicações dos guias.
- Escolha a região onde se situa este percurso para ficar alojado, tomar as suas refeições e fazer as suas compras. Saúde a conviva com as populações locais.
- Utilize roupa e calçado adequados. Leve água e comida suficientes para a jornada bem como meios de comunicação e de primeiros socorros.
- Utilize apenas os trilhos assinalados e respeite a propriedade privada e pública. Mantenha os portões e cancelas como encontrou na sua passagem.
- Evite a recolha de amostras minerais ou vegetais e  a perturbação da fauna silvestre e do gado, mantendo-se o mais afastado possível.
- Tenha cuidado ao atravessar locais de risco. Na dúvida, volte para trás.
- Tome a maior atenção quando atravessar estradas, ruas e linhas férreas.
- Respeite a natureza envolvente. Evite usar cores chocantes e fazer ruídos desnecessários.
- Leve o lixo produzido e coloque-o nos contentores apropriados no local onde comprou os bens que deram origem a esse lixo.
- Não faça lume. Evite fumar ou faça-o apenas nas paragens.

herancasdoalentejo@gmail.com • +351 969 684 089
Parque Industrial e Tecnológico de Évora (NERE), Rua Circular Norte s/n, 7005-841 Évora, Portugal
© 2014 Heranças Do Alentejo • Termos e Privacidade