Percurso Pedestre 'Eremitas da Serra d’Ossa', Redondo
CONTEXTO LOCAL
Do Redondo avista-se a Serra d’Ossa que, na sua vertente sudoeste, apresenta boas manchas de floresta de sobreiros e azinheiras que se estendem para os campos na sua base, dando uma excelente alternativa aos muitos eucaliptos que a povoam. É também por aqui que se encontram os monumentos religiosos que caracterizaram a vocação eremítica deste local.
O PERCURSO PEDESTRE

Sair do Largo da Aldeia da Serra para sul ao longo da berma da estrada até sair da localidade. Depois da entrada da Herdade de Água D’Alte, virar à esquerda em direção ao Monte Cabaço e, após este, fazer um pequeno desvio para depois voltar a este local. Virar à direita e imediatamente à esquerda subindo um pouco para visitar a Anta da Candeeira. Voltar ao caminho original, e seguir em frente passando pelo Monte Novo Palheirinho. 

Não virar para nenhum caminho lateral até avistar à direita em baixo o Monte Abraão, onde deve virar para a esquerda começando a ver um penhasco de pedras salientes seguido de um lago à direita. Seguir sempre pelo caminho dentro do eucaliptal até chegar a um vale aberto, devendo seguir pelo caminho à esquerda, que passa junto do Monte da Quinta. Seguir em frente e avistar à direita a igreja do Monte Virgem, alcandorada em destacados penhascos. 

Avistar uma casa abandonada e contornar pela esquerda num caminho de curvas apertadas até encontrar uma subida íngreme à direita por onde deve seguir até encontrar o Cruzeiro. Ao chegar à estrada tem acesso à Capela do Monte da Virgem num trajeto de ida e volta até este local. Voltar ao Cruzeiro e seguir no caminho que lhe fica em frente e depois à direita. Seguir sempre por esse caminho a meia encosta, passando por cima do Convento de São Paulo, deixando à direita a Rocha de São Cornelho. 

Atingir o caminho de acesso ao topo de São Gens, o cume da Serra d’Ossa, numa nova jornada de ida e volta. Circundar o topo e descer a encosta até atingir a estrada nacional 381. Virar à esquerda e cerca de cem metros mais adiante tomar o caminho à direita, que segue a meia encosta, até encontrar uma descida inclinada à esquerda. A meio caminho da descida virar à direita para serpentear em direção à Cova do Bento, área de vegetação luxuriante. Daí seguir até se encontrar o caminho de acentuada inclinação, que desemboca perto de uma barragem. 

Tomar caminho depois da linha de água e seguir até à estrada nacional 381, para a cruzar pela passagem subterrânea de passagem de gado. Virar logo à direita e tomar o caminho entalhado na rocha, paralelo à própria cerca do convento. Encontrar mais à frente a imponente ruína de um velho lagar e reentrar na estrada de asfalto virando à direita. Ao chegar à estrada nacional, virar à esquerda em direção ao centro da Aldeia da Serra.

Se desejar fazer-se acompanhar de um guia por favor contacte:
SAL Sistemas de Ar Livre >>> http://bit.ly/2ohxcUd
Momentos Fantásticos >>> 
http://bit.ly/2nTg3UR

FICHA TÉCNICA
Localidade: Redondo
Distância: 20km 
Duração: 7h
Grau de dificuldade: Alto
Download do mapa do percurso >> http://www.visitalentejo.pt/fotos/editor2/mapa_2.pdf

NORMAS DE SEGURANÇA
- Faça os seus passeios em grupo. Se caminhar sozinho, deixe informação do percurso que vai fazer.
- Em passeios organizados cumpra sempre as indicações dos guias.
- Escolha a região onde se situa este percurso para ficar alojado, tomar as suas refeições e fazer as suas compras. Saúde a conviva com as populações locais.
- Utilize roupa e calçado adequados. Leve água e comida suficientes para a jornada bem como meios de comunicação e de primeiros socorros.
- Utilize apenas os trilhos assinalados e respeite a propriedade privada e pública. Mantenha os portões e cancelas como encontrou na sua passagem.
- Evite a recolha de amostras minerais ou vegetais e  a perturbação da fauna silvestre e do gado, mantendo-se o mais afastado possível.
- Tenha cuidado ao atravessar locais de risco. Na dúvida, volte para trás.
- Tome a maior atenção quando atravessar estradas, ruas e linhas férreas.
- Respeite a natureza envolvente. Evite usar cores chocantes e fazer ruídos desnecessários.
- Leve o lixo produzido e coloque-o nos contentores apropriados no local onde comprou os bens que deram origem a esse lixo.
- Não faça lume. Evite fumar ou faça-o apenas nas paragens.
herancasdoalentejo@gmail.com • +351 969 684 089
Parque Industrial e Tecnológico de Évora (NERE), Rua Circular Norte s/n, 7005-841 Évora, Portugal
© 2014 Heranças Do Alentejo • Termos e Privacidade