Percurso Pedestre 'Rota da Água de Moura', Moura
CONTEXTO LOCAL
Em Moura encontramos a alma de vários séculos de história e de estórias. A começar pela Lenda da Moura Salúquia que se atira da torre quando se apercebe do ataque encapotado dos cristãos após emboscada ao seu amado. O território, que hoje bordeja o Rio Guadiana, logo depois da Barragem de Alqueva, foi estratégico em todas as lutas pela cristianização bem como nas lutas da restauração e guerras liberais. A paisagem é marcada pelos famosos olivais, de onde são produzidas as azeitonas que dão origem aos mais finos azeites.

O PERCURSO PEDESTRE
Começar no Castelo de Moura, podendo fazer visita inicial e depois descer a rampa de acesso. Virar à esquerda em direção jardim Dr.Santiago. Visitar a Igreja de São João Batista e admirar a monumental Fonte das Três Bicas em mármore lavrado. Visitar o jardim onde se situam as antigas termas e ver a fabulosa paisagem. Descer e contornar as piscinas municipais, seguindo pela berma da estrada nacional 255 para passar na Bica do Leão, encastrada no baluarte defensivo de Santa Catarina.

Um pouco mais à frente encontrar a Bica do Moscão e contornar pela esquerda descendo em direção à Ribeira de Brenhas, passando sobre a ponte. Seguir sempre em frente pelo caminho rural. Quando chegar ao cruzamento irá seguir em frente para depois regressar a este ponto e voltar para noroeste, caminho que na volta lhe ficará à direita. Seguir sempre pelo caminho rural admirando os fantásticos e bem cuidados olivais. No final, encontra-se a Atalaia de Porto Mourão que vigiava o Rio Ardila e um pouco à direita estão alguns testemunhos da antiga travessia do rio, feita em barca. 

Voltar pelo mesmo caminho até ao cruzamento já referido e virar à direita. Percorrer todo o Alto da Forca e tomar atenção que irá desviar à direita, pelo meio do olival, até perto da Horta da Vargem. Quando atingir o caminho principal virar à esquerda e retornar para sul em direção a Moura, cruzando de novo a Ribeira de Brenhas. Seguir pela estrada até encontrar a Av. do Carmo e depois a Praça Sacadura Cabral que segue até ao ponto de partida.

Volver sobre sus pasos hasta el cruce mencionado arriba y girar a la derecha. Recurrir todo el ‘Alto da Forca’ y tomar atención al hecho de que desviará a la derecha, a través de los olivares , hasta cerca de la ‘Horta da Vargem’. Al llegar a la carretera principal girar a la izquierda y volver al sur hacia Moura, cruzando de nuevo la ‘Ribeira de Brenhas’. Siga la carretera hasta encontrar la Av. do Carmo y después la Praça Sacadura Cabral que sigue hasta el punto de partida.

Se desejar fazer-se acompanhar de um guia por favor contacte:
SAL Sistemas de Ar Livre >>> http://bit.ly/2ohxcUd
Momentos Fantásticos >>> 
http://bit.ly/2nTg3UR

FICHA TÉCNICA
Localidade: Moura
Distância: 8,5km 
Duração: 3h
Grau de dificuldade: Baixo
Download do mapa do percurso >> http://www.visitalentejo.pt/fotos/editor2/mapa_7.pdf

NORMAS DE SEGURANÇA
- Faça os seus passeios em grupo. Se caminhar sózinho, deixe informação do percurso que vai fazer.
- Em passeios organizados cumpra sempre as indicações dos guias.
- Escolha a região onde se situa este percurso para ficar alojado, tomar as suas refeições e fazer as suas compras. Saúde a conviva com as populações locais.
- Utilize roupa e calçado adequados. Leve água e comida suficientes para a jornada bem como meios de comunicação e de primeiros socorros.
- Utilize apenas os trilhos assinalados e respeite a propriedade privada e pública. Mantenha os portões e cancelas como encontrou na sua passagem.
- Evite a recolha de amostras minerais ou vegetais e  a perturbação da fauna silvestre e do gado, mantendo-se o mais afastado possível.
- Tenha cuidado ao atravessar locais de risco. Na dúvida, volte para trás.
- Tome a maior atenção quando atravessar estradas, ruas e linhas férreas.
- Respeite a natureza envolvente. Evite usar cores chocantes e fazer ruídos desnecessários.
- Leve o lixo produzido e coloque-o nos contentores apropriados no local onde comprou os bens que deram origem a esse lixo.
- Não faça lume. Evite fumar ou faça-o apenas nas paragens.
herancasdoalentejo@gmail.com • +351 934 626 740
Parque Industrial e Tecnológico de Évora (NERE), Rua Circular Norte s/n, 7005-841 Évora, Portugal
© 2014 Heranças Do Alentejo • Termos e Privacidade