Percurso Pedestre 'Fantástica Serra d'Ossa'Borba
CONTEXTO LOCAL
Borba é uma porta de entrada na região dos mármores, o "Ouro Branco” do Alentejo, mas é também aqui, bem perto de Rio de Moinhos, que se eleva no meio da planície a fantástica Serra d’Ossa, onde nasce a Ribeira de Lucefécit e de onde se tem uma paisagem até onde a vista alcança, transformando este território num incontornável destino para quem gosta de largos horizontes.


O PERCURSO PEDESTRE
A partir da Igreja de São Tiago de Rio de Moinhos descer e seguir pela estrada de São Gregório, seguindo as indicações Serra d’Ossa. Fazer um pequeno desvio para visitar a Ermida e Aldeia de São Gregório e voltar ao caminho original. Seguir pela estrada até cruzar a Ribeira de Lucefécit e virar imediatamente à direita pelo caminho de terra batida e iniciar uma subida suave.

Passados cerca de quinhentos metros desviar do caminho principal para um caminho menos visível à esquerda e continuar a subir, mantendo-se sempre à esquerda sem nunca desviar da vedação. Passar junto a uma pequena barragem encaixada no vale e seguir pelo trilho que passa ao lado das ruínas do Monte das Hortas. No final deste trilho há uma fonte e o caminho a tomar situa-se um pouco antes, à direita, por uma linha de água muito inclinada. Ao cimo, seguir pela direita até encontrar uma encruzilhada de vários caminhos, para seguir na direção norte.

Dentro do eucaliptal seguir sempre a meia encosta por cerca de dois quilómetros e no final virar à esquerda, invertendo a direção, para aceder, por um largo aceiro, ao marco geodésico Carneira. A partir deste local, seguir sempre pelo aceiro no topo da serra durante cerca de três quilómetros e meio, admirando a paisagem que vislumbra a seus pés. Descer com muito cuidado pelo primeiro aceiro à esquerda que dá acesso ao Monte da Defesa de Baixo. Virar à esquerda na estrada de terra batida, passar o Monte da Defesa de Cima e atingir a ponte da Ribeira de Lucefécit. A partir deste ponto seguir pela estrada de São Gregório em sentido inverso ao da vinda até atingir o ponto de partida.

Se desejar fazer-se acompanhar de um guia por favor contacte:
SAL Sistemas de Ar Livre >>> http://bit.ly/2ohxcUd


FICHA TÉCNICA
Localidade: Borba
Distância: 17,3km
Duração: 6/7h
Grau de dificuldade: Alto
Download do mapa do percurso >> 
https://www.visitalentejo.pt/fotos/gca/mapa_1_18153854635de106b40af96.pdf

https://www.visitalentejo.pt/fotos/editor2/guia_percursos_pedestres_transalentejo_alqueva_pt.pdf

NORMAS DE SEGURANÇA
- Faça os seus passeios em grupo. Se caminhar sózinho, deixe informação do percurso que vai fazer.
- Em passeios organizados cumpra sempre as indicações dos guias.
- Escolha a região onde se situa este percurso para ficar alojado, tomar as suas refeições e fazer as suas compras. Saúde a conviva com as populações locais.
- Utilize roupa e calçado adequados. Leve água e comida suficientes para a jornada bem como meios de comunicação e de primeiros socorros.
- Utilize apenas os trilhos assinalados e respeite a propriedade privada e pública. Mantenha os portões e cancelas como encontrou na sua passagem.
- Evite a recolha de amostras minerais ou vegetais e  a perturbação da fauna silvestre e do gado, mantendo-se o mais afastado possível.
- Tenha cuidado ao atravessar locais de risco. Na dúvida, volte para trás.
- Tome a maior atenção quando atravessar estradas, ruas e linhas férreas.
- Respeite a natureza envolvente. Evite usar cores chocantes e fazer ruídos desnecessários.
- Leve o lixo produzido e coloque-o nos contentores apropriados no local onde comprou os bens que deram origem a esse lixo.
- Não faça lume. Evite fumar ou faça-o apenas nas paragens.







Experiências e Actividades

Alojamentos

Casa do Terreiro do Poço

Escapadinhas e Promoções

Parceiros Experiências

Agenda