Percurso Pedestre 'À Volta do Montado', Mértola
CONTEXTO LOCAL
A Mina de São Domingos encerra uma mística única de saberes e força de viver, onde por via da atividade mineira se construiu uma forma muito particular de organização social. Em contraste com a aridez da zona mineira, encontramos a paisagem verdejante e relaxante da Tapada Grande, os campos suaves de cereal e flores, as plantações de alfarrobeiras, os majestosos picos de pedra e os abandonados montes alentejanos construídos em taipa e adobe, os quais nos remetem para saberes ancestrais.

O PERCURSO PEDESTRE
Sair da porta do Hotel da Mina de São Domingos e cruzar a estrada em direção ao paredão da Barragem da Tapada Grande. Seguir para a esquerda pelo paredão e subir o morro que fica no seu final, fazer uma ligeira descida e nova subida para chegar ao caminho de terra que sai da estrada nesse local. Seguir sempre em frente pelo estradão, admirando os campos de alfarrobeiras bem como as imponentes colinas encimadas por rochas quartzíticas, até chegar ao Monte do Guiso, onde pode descansar e beber água. 

Voltar ligeiramente atrás e virar para a esquerda - para nordeste - passando ao lado de um enorme lago e por diversas criações de porco alentejano, em direção ao Monte Vale Travesso, que está completamente em ruínas. Admirar nestas ruínas a típica construção em taipa e adobe. Seguir pelo caminho que segue para leste, por entre vegetação rasteira e montado para cruzar a Ribeira de Cabeça de Aires onde começa a albufeira da Tapada Grande. Contornar a albufeira pela parte de cima até chegar à sua praia fluvial e finalmente entrar na aldeia da Mina de São Domingos que merece então uma visita.

Se desejar fazer-se acompanhar de um guia por favor contacte:
SAL Sistemas de Ar Livre >>> http://bit.ly/2ohxcUd
Momentos Fantásticos >>> 
http://bit.ly/2nTg3UR


FICHA TÉCNICA
Localidade: Mértola
Distância: 14,5km 
Duração: 4/5h
Grau de dificuldade: Baixo
Download do mapa do percurso >> http://www.visitalentejo.pt/fotos/editor2/mapa_11.pdf

NORMAS DE SEGURANÇA
- Faça os seus passeios em grupo. Se caminhar sózinho, deixe informação do percurso que vai fazer.
- Em passeios organizados cumpra sempre as indicações dos guias.
- Escolha a região onde se situa este percurso para ficar alojado, tomar as suas refeições e fazer as suas compras. Saúde a conviva com as populações locais.
- Utilize roupa e calçado adequados. Leve água e comida suficientes para a jornada bem como meios de comunicação e de primeiros socorros.
- Utilize apenas os trilhos assinalados e respeite a propriedade privada e pública. Mantenha os portões e cancelas como encontrou na sua passagem.
- Evite a recolha de amostras minerais ou vegetais e  a perturbação da fauna silvestre e do gado, mantendo-se o mais afastado possível.
- Tenha cuidado ao atravessar locais de risco. Na dúvida, volte para trás.
- Tome a maior atenção quando atravessar estradas, ruas e linhas férreas.
- Respeite a natureza envolvente. Evite usar cores chocantes e fazer ruídos desnecessários.
- Leve o lixo produzido e coloque-o nos contentores apropriados no local onde comprou os bens que deram origem a esse lixo.
.Não faça lume. Evite fumar ou faça-o apenas nas paragens.
herancasdoalentejo@gmail.com • +351 934 626 740
Parque Industrial e Tecnológico de Évora (NERE), Rua Circular Norte s/n, 7005-841 Évora, Portugal
© 2014 Heranças Do Alentejo • Termos e Privacidade