Quinta do Quetzal , Vidigueira
1 / 6
A Quinta do Quetzal situa-se no coração da região do Alentejo nas encostas da Vidigueira. Fica nas imediações da mais antiga adega romana do sudoeste da Península Ibérica. O microclima e as nossas colinas criam as condições ideais para um terroir único contrariando a típica propriedade do Alentejo.

Os solos xistosos, as diferentes exposições solares e altitudes permitidas pela topografia em colina e áreas plantadas com vinhas velhas, formam uma combinação única num cenário de planície alentejana. A região da Vidigueira é solarenga e quente, mas, por estar no sopé sul da Serra do Mendro, beneficia de ventos frescos veiculados pela serra desde o oceano Atlântico.

Estas condições, que se traduzem em elevadas amplitudes térmicas diárias, dão às plantas o calor que precisam para amadurecer as uvas e o fresco para recuperarem. A sua excecional qualidade permite produzir vinhos em quantidades limitadas, que expressam o caráter da região envolvente.

Para completar a experiência Quetzal, foi criado um novo edifício que aloja um restaurante, uma loja e um centro de arte. O xisto, que reveste as suas paredes, destaca-se e integra-se simultaneamente com fluidez na envolvente. O espaço circundante foi concebido para incorporar plantas nativas naturais de modo a maximizar a experiência do habitat natural do Alentejo.

Cees e Inge de Bruin são colecionadores e patrocinadores de arte contemporânea. Mantêm há mais de 40 anos, juntamente com a família, uma forte ligação a Portugal. O projeto da Quinta do Quetzal expressa a sua paixão pela cultura, natureza, gastronomia e vinhos portugueses que desejam partilhar. Todos os anos, em colaboração com a sua filha Aveline de Bruin, organizam uma nova exposição na propriedade, em que o ponto de partida é a coleção privada da família e as suas ligações ao mundo da arte.

A nossa moderna adega preserva as antigas tradições e técnicas de produção vinícola romanas e alentejanas. As uvas são introduzidas na adega, pela pura ação natural da gravidade, e transformadas em vinhos excelentes nas nossas caves que se localizam no subsolo por forma a criar uma temperatura naturalmente fresca em que as uvas podem envelhecer gradualmente.

Todos os vinhos da Quinta do Quetzal são produzidos exclusivamente com uvas provenientes da propriedade que conta com 49 hectares de vinha dos quais cerca de 1,5 hectares são de vinhas velhas.

Herdam o nome do projecto e da propriedade que lhe serve de berço e fazem jus às suas origens e singularidade. São produzidos a partir das uvas dos talhões mais nobres da Quinta do Quetzal, provenientes das vinhas de maior altitude. São vinho complexos e elegantes, resultado de uma criteriosa selecção de castas e do estágio em barricas. Expressam a abordagem artística que temos perante a vida.

O Centro de Arte Quetzal, dedicado à arte contemporânea, situa-se longe do buliçoso mundo da arte. O programa, destinado a todos os públicos, é orientado pelo desejo de pôr à prova a finalidade da arte fora dos circuitos comerciais tradicionais. Exibem-se obras de artistas consagrados internacionalmente ou de artistas emergentes que, por qualquer razão, escaparam à atenção do público, permitindo-lhes o desenvolvimento de um diálogo com uma geração mais nova de artistas. A arte é capaz de dar visibilidade ao invisível, de tocar os sentidos e de revelar o mundo de um ângulo diferente e as obras patentes no Centro de Arte Quetzal exprimem a essência do agora e projetam um futuro otimista.

Desfrute do relaxante e descontraído ambiente do restaurante Quetzal e deguste os sabores inspirados na gastronomia alentejana. Os elementos-chave dos pratos são os produtos locais, sazonais e de sabor genuíno, sempre bem acompanhados pelos vinhos da Quinta do Quetzal. No restaurante, pode desfrutar de uma vista impressionante da propriedade com a horta e a vinha a um passo de distância, mas também um jardim de plantas nativas, ervas aromáticas e flores que utilizamos na preparação dos pratos.
herancasdoalentejo@gmail.com • +351 934 626 740
Parque Industrial e Tecnológico de Évora (NERE), Rua Circular Norte s/n, 7005-841 Évora, Portugal
© 2014 Heranças Do Alentejo • Termos e Privacidade